<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d11807223\x26blogName\x3dalgarve+1%C2%BA+-+O+Algarve+em+Primeiro+lu...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://algarve1.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://algarve1.blogspot.com/\x26vt\x3d7220671678051897904', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Do Algarve.

Correio


Tradução

Info

Cartaz



Posts Antiores

Arquivo

Blogues Algarvios

Webcam


Ligações

Municípios

Informação

Créditos

Fornecido para Blogger
por Blogger templates

algarve 1º - O Algarve em Primeiro lugar!

2005/05/31
A cidade de Lagos
A cidade de Lagos

Começar o dia assim:
Sair para a rua
e desenhar no chão pequenas lembranças do passado..
quando as crianças
juntavam-se no bairro
e, descalças, rodopiavam como piões,
até cairem no chão
e lançarem gargalhadas deliciosas.

Começar o dia
recordando o barulho
das correrias pelos prédios,
os gritos quando corriam atrás da bola de futebol,
ou do choro quando alguém caia
tropeçando numa pedra traiçoeira.

Como é bom recordar
a simpatia desta gente
que mesmo não se conhecendo
cumprimentavam-se
com um sorriso bem rasgado
e sincero,
delicioso.

Como é bom recordar
os velhos juntos com as crianças
conversando sobre tudo,
o passado,
o presente
e discutindo o futuro.

Ah! Saudade, saudade.

O vento bate fortemente na janela,
o dia teima em não passar..
Receio sair de casa
as pessoas já não têm alma,
nem sorriso..

Tenho medo da frieza
e hipocrisia.
Cidade distante e sombria
Cidade sem cor nem alegria

Ah, Lagos!
Lagos que te tornaste numa prostituta sem valores
sem moral
sem dignidade..

Onde estão os sorrisos,
onde está a magia,
onde estão as crianças?

Em becos sem saída,
drogas,ópios que os prendem nas noites geladas,
em boates do mais baixo nível.

Ai saudade,
saudade!

Será que o mar engoliu todo
o teu encanto?
Lagos.
Onde estás?

Se querem ler mais poesia algarvia vão até Persephone , a autora deste belo poema.
2005/05/28
Praias Qualidade Ouro

A Quercos efectuou uma lista das Praias com Qualidade de Ouro, assim como mais informação sobre o comportamento a ter na verificação da qualidade da praia que vais visitar, e o comportamento que deves ter - Dez Mandamentos do Banhista.
Nós agredecemos e Natureza também.
Só fiquei triste pelos muitos erros na localização das praias constantes da lista (Lista.pdf), que revelam descuido e falta de verificação na edição.
Exemplo:
- A praia da Oura, não é na Lourinhã, mas sim em Albufeira - Areias de S. João, Oura.
por joão nascimento
2005/05/19
Isto tem que parar, algum dia?!
"Lisboa, 19 Mai (Lusa) - As necessidades líquidas de financiamento das Administrações Públicas até Março de 2005 agravaram- se 124,2 por cento em termos homólogos (face ao mesmo período do ano anterior), indica o boletim estatístico do Banco de Portugal hoje divulgado.
As Administrações Públicas incluem os subsectores Estado, serviços e fundos autónomos, administração regional e local e fundos da segurança social.
O documento indica que no primeiro trimestre, as Administrações Públicas endividaram-se em 2.374 milhões de euros, um agravamento mensal de 110,3 por cento e homólogo de 124,2 por cento.
O valor até Março de 2005 equivale a 50,4 por cento do de Dezembro de 2004.(...)


Até quando? As contas públicas são vergonhosas, um verdadeiro descalabro! E, não me venham com cores, fartos de cores e politiquices estamos todos, quando lemos notícias deste calibre ficamos enjoados e até enojados. Pensava que os políticos e titulares de cargos administrativos da função pública, já tivessem percebido, que o endividamento público tem que acabar. Mas, pelos vistos está a acontecer o contrário.

por joão nascimento, retirado da Lusa.
F1 em Portimão


No fim de semana de 21 e 22 de Maio, o estuário do Rio Arade em Portimão vai ser, pelo 7º ano consecutivo, o palco de mais um Grande Prémio de Portugal/Algarve F1, uma organização local da Câmara Municipal de Portimão com o patrocínio oficial da Região de Turismo do Algarve, o apoio técnico oficial da Federação Portuguesa de Motonáutica e o apoio local oficial do Clube Naval de Portimão. Esta é a prova inaugural do Campeonato do Mundo de 2005 em Motonáutica que lança a disputa para mais um título, neste que é o maior evento desportivo do Algarve e único no nosso país, transmitido em 331 países em todo o mundo, para cerca de três mil milhões de espectadores.

Programa:
Sábado, 21 de Maio
10h30 – 11h30 Treinos Livres
12h30 – 13h15 Treinos Cronometrados (1ª sessão)
14h15 – 15h00 Treinos Cronometrados (2ª sessão)
16h00 – 16h30 6 mais rápidos
Domingo, 22 de Maio
12h00 – 12h45 Treinos Livres
14h15 - Volta de Apresentação
14h30 – 15h15 Grande Prémio de Portugal/Algarve F1
15h30 Cerimónias de Pódio

PS- A data no cartaz está errada, mas foi o único que consegui encontrar.

Sítio Oficial da F1-Barcos

por joão nascimento
2005/05/17
Venda de fruta à beira da estrada.


Entrada de Quarteira Norte. Fotos por joaoscotex.

Venda de fruta à beira da estrada é uma actividade comercial cada vez mais em voga.
Triste moda esta, que trasmite uma imagem 3º mundista aos turistas (para não falar nos pedintes), o que será que os turistas pensam desta moda?
Boa coisa não deve ser.
Será que têm licença da CM de Loulé (acontece também nos outros concelhos), será que pagam os respectivos impostos (factura/recibo não têm), fruta de origem duvidosa, etc...
Digam o que acham desta situação.

por joão nascimento
Jamiroquai no Algarve

JK, o homem do 1.000 chapéus, dos Jamiroquai

A banda de Jay Kay, vem actuar ao Algarve dia 13 de Agosto (nos "mentideros" diz-se que será em Albufeira) ao Festival Sunrise, trazem-nos o seu album "Feels Just Like It Should", o rei do Funk do Algarve, em pleno Verão.
LET'S FUNK!

Podem confirmar em funkin-live.
Jamiroquai sítio oficial aqui.

por joão nascimento
2005/05/16
Ecoponto OFERTA

"A Junta de Freguesia de Colares perante a apresentação da factura da água está a entregar um Ecoponto doméstico.

Vá já buscar o seu. Se tiver dúvida na separação dos resíduos, pergunte ao seu filho!

Ou experimente aqui."

Postado em À Beira-Mar.

PS - Aqui está uma excelente ideia, de baixo custo e extraordinariamente pedagógica, aos políticos falta muita imaginação e voluntariedade. Não faz mal, copiem!

por joão nascimento

2005/05/15
FCNC - Programa Relatório nº 190233334238/05
Incrível, como já sabem já há programa para a FCNC, que a cerejinha, fez o favor de enviar por mail (em formato .doc, se quiserem é enviarem um mail, ou clicarem, no cartaz da barra lateral da FCNC 2005), mas eu acho que estou a ficar insane, ou pior, senil. Porque o dito programa informa sobre actividades propostas por diversos Municípios Algarvios, eventos promovidos pela Comissão, são tão poucos, e reduzem-se a meia duzia de exposições, que existiriam mesmo que não houvesse a FCNC. Já nem sei o que dizer, esta situação é de tal forma insustentável, que a população se devia unir e demonstrar o seu descontentamento de publicamente de forma enequívoca, o que acham?
2005/05/12
FCNC - Programa Relatório nº 190202000238/05
"Habemus Programum"
em português: já há programa

Que "parto" difícil foi este, da públicação do Programa (quer dizer, parte dele, para já Maio, salvo eventuais surpresas) da Faro Capital Nacional da Cultura. Para consultarem, basta clicar na imagem da FCNC nos cartazes (coluna da direita).

por joão nascimento
2005/05/11
Lisboa - Dakar 2006, no Alentejo e Algarve?


Lisboa-Dakar 2006

Já está!

Quero deixar aqui, o meu agradecimento à João Lagos Sport, pela sua capacidade, tanto de iniciativa, com de concretização, verdadeiramente fora-do-comum em Portugal. Um exemplo a seguir por todos. Portugalnão é só futebol, é muito mais, haja vontade e iniciativa.

Espero que desta vez, o meu ex-camarada de armas, Carlos Sousa, tenha ainda mais sucesso, do que nas anteriores edições em que esteve presente. Que a Partida de Lisboa lhe sirva de inspiração, e de argumento para ser piloto oficial da Nissan, ou de outra, porque ele merece.

Para o Alentejo e Algarve, era fenomenal se houver alguma etapa que por cá passe, o investimento, teria um retorno altíssimo. Como o Presidente da RTA, é interessado na modalidade, directa e indirectamente, penso que tudo irá fazer, apesar de o cróqui inicial da prova, não augurar nada de bom.

Para os mais cépticos e para os curiosos, o sítio oficial é Lisboa - Dakar.

por joão nascimento

2005/05/09
Algarve - Ainda há surpresas!?

Sim. Ainda há surpresas no Algarve, das agradáveis, claro. Desagradáveis, ... Bom não interessa.

O meu trabalho levou-me à bela localidade de Lagos, onde tive que visitar o Hotel Dom Manuel I, com 35 Quartos (de pequena dimensão), com a classificação de ****. Vivo no Algarve há tanto tempo, e viajo pela sua curta extensão, mas este pequeno hotel, asseguro-vos não era do meu conhecimento. Vou descrevê-lo por ser diferente, e ter a beleza e o charme que seria exigível às unidades hoteleiras do meu Algarve.

Mas, as fotografias que acima apresento, já seriam suficientes. Eu, penso que não. Porque ao vivo este hotel é de uma beleza, quase palaciana, os quartos são quase todos de delicada decoração, mas diferenciada, praticamente, não há dois iguais. O período Manuelino, enriqueceu a cultura portuguesa pela sua reuquintada e bela decoração, as ornamentação das janelas, etc. Aqui podemos encontrar pequenos fragmentos decorativos, bem elucidativos da época.

Em resumo, é um dos que vale a pena visitar.


por joão nascimento
2005/05/08
Terras de Loulé - Fim do acesso à internet?


Fiquei a saber, que na Câmara Municipal de Loulé foi dada ordem ao Dep. de Informática, não se sabe de quem partiu essa ordem, mas em última instância, será da responsabilidade do Sr. Presidente da Edilidade Louletana, Dr. Seruca Emídio.
Ordem que terá sido, para retirar a um primeiro tempo, o MSN-serviço de mensagens escritas da net, e posteriormente, a remoção total do acesso à internet, excepto para os chefes de Dep., eventualmente terá sido devido, à divulgação de uma carta por correio electrónico, que exporia eventuais delitos e suspeita de tráfico de influências por alguns destacados membros da autarquia, referente a actos administrativos diversos, entre os quais licenciamentos ilegais. Carta essa, que incluiria pormenores detalhados das actividades descritas na mesma.
A ser verdade, que houve uma ordem para o corte no acesso a Internet (sim, porque os elementos do Dep. de Informática, não o fariam de livre e esepontânea vontade), independentemente das razões que terão motivado tal ordem, o julgamento que todos fazemos (parece que não foi dada qualquer justificação aos funcionários, cujos PC teriam acesso à internet) desta ordem é simples, trata-se de um puro e simples acto de CENSURA.
Mesmo, que venham mais tarde por qualquer meio a informar, que terá sido para diminuir custos de operação, ninguém irá acreditar.

Os funcionários da câmara têm-se mantido na espectativa, aguardando futuro desenvolvimento da questão, e também porque têm medo de eventuais represálias.
Mais tarde farei um post, relativo a carta em questão, depois de apurar, eventuais condicionalismos legais.
Sr. Presidente da Câmara seria bom que esclarecesse junto dos funcionários e da população, o porque de inacreditável procedimento.
Indigno, ultrajante, escandaloso!!!
Indigno, ultrajante, escandaloso!!!
Não sei ao certo quais serão as palavras mais correctas para definir o que acabei de saber pela boca de uns amigos meus.
Sabiam, caros munícipes e bloguistas, que a LEI em Loulé não é igual para todos?
Pois é, andaram os meus amigos, durante anos, a tentar que a C.M.L. lhes aprovasse a construção da sua 1ª habitação, num dos terrenos de que eram proprietários, na freguesia de Boliqueime, tentativas essas, que se verificaram sempre infrutíferas.
Foram feitos pedidos de informação prévia para viabilização de construção e posteriormente à sua recusa, por parte da C.M.L., a reapreciação dos mesmos em Novembro de 1996, Julho de 2000, Fevereiro de 2001, Julho de 2001 e finalmente Fevereiro de 2003.
As respostas aos pedidos chegaram sempre após uma longa espera de cerca de 7 meses.
Transcrevo uma parte dos documentos – …"O prédio situa-se em Área da R.A.N., fora de qualquer perímetro de Edificação Dispersa a Conter". Assim a pretensão não será viável por o terreno não possuir a área mínima de cultura fixada para a região, conforme o Artigo 68º do Regulamento do P.D.M….
…"O terreno tem a área de 11000m2, e de acordo com a localização apresentada, situa-se em termos de carta de ordenamento do Plano Director Municipal, em Espaço Agrícola Nacional, sujeito ao Artigo 44º do Regulamento do PDM"….
Um construtor ofereceu-lhes mais de 30 mil contos pela venda de outro terreno, se se obtivesse a referida licença de construção.
Os pedidos eram sempre recusados, e enquanto o PDM assim estivesse, nada seria possível fazer.
Foi-lhes sugerido pela C.M.L., inclusivamente, que passassem os terrenos de sequeiro para regadio pelo que acederam, mas de nada serviu.
Dadas as circunstâncias, e na impossibilidade de construção, inviabilizava qualquer possibilidade rentável de venda dos terrenos, por forma a outros poderem vir a ser mantidos, uma vez que se encontravam todos hipotecados ao Banco.
Era necessário vender uns, para manter outros e fazer a referida casa.
Os juros das hipotecas foram pagos durante anos, sempre na esperança/expectativa de um dia se poder construir a "sonhada" moradia.
Todas as portas lhes foram fechadas, nada era possível fazer sem que a lei fosse transgredida.
O resultado, como era de esperar, não teve um final feliz. Os terrenos foram leiloados pelo Banco, e os meus amigos perderam tudo o que lhes havia sido deixado pelos seus antepassados.
O caso torna-se ainda mais caricato após a venda dos terrenos supra citados.
Os terrenos que ascendiam a valores superiores a 30 mil contos (cada) são vendidos pela importância de 8 mil contos e, neste momento, têm licença de construção com a desculpa de serem para 1ª habitação e por medirem cerca de 11000m2.
Bem, também anteriormente o pedido tinha sido feito nesse sentido – 1ª habitação – e que eu saiba um terreno que tem hoje 11000m2 também o terá amanhã ou depois.
Que valores ou medidas tiveram em conta para recusar o pedido, se depois o aprovam (aquando dos novos proprietários).
Se há possibilidade de construção, num terreno agrícola com 11000m2 para 1ª habitação, então porque é que essa possibilidade lhes foi sempre negada?
Amiguinhos? Compadrio? Não sei meus senhores! Só sei que não gosto!!!
Anedota? Não! Dia das mentiras? Não, já estamos em Maio e jamais brincaria com um assunto tão sério.
Como pode a C.M.L. decidir afirmativamente hoje aquilo que recusou liminarmente ontem?
ALGUÉM VAI TER QUE RESPONDER POR ISTO!!!
Não podemos permitir que hajam munícipes de 1ª e de 2ª. Quando nascemos, somos todos iguais. Depois, o que nos diferencia aqui na Terra, são os nossos actos, as nossas atitudes. Mas à partida, todos deveríamos ter os mesmos direitos, bem como as obrigações (como é óbvio).
Então como é possível – tendo os mesmos direitos, e a lei sendo só uma – que se cometa tamanha falcatrua?
Isto é indigno, ultrajante e pouco próprio de uma sociedade democrática e europeia. É INQUALIFICÁVEL!!!
E queremos nós não pertencer a um país de 3º mundo… Em vias de desenvolvimento? Só se for em corrupção!
E eu a pensar que só em países terceiro mundistas e com dirigentes corruptos é que se faziam "Leis" ao sabor dos ventos?
Faz-me lembrar um certo ministro que aquando da compra de um apartamento nas Amoreiras/Lisboa, alterou a lei relativamente à SISA e posteriormente voltou a alterá-la. Que golpe!!! …
Abram os olhos, e digam - NÃO!!! Não às injustiças, não ao compadrio, não à corrupção. Somos todos iguais, então deveríamos ter direitos iguais!!!
Por RUIVA
2005/05/07
Manifestem a vossa opinião P.F.
Voltei da praia, super feliz, o mar estava ***** , um calorzinho muito fora, conversa "in" uma grande raquetada, e final na esplanada. Belo entardecer, e então volto para casa. Ligo o PC, vou ao blog, leio comentários, e eis quando, bruscamente volto a Terra, agora estou nos antípodas, tenho que manifestar a minha indignação, em relação a este assunto, até porque já assisti a um problema igual. Meus amigos, o Sr. Nelson Mendes, autor do livro "Roubo de Peixe", que eu publicito aqui, vive num prédio e devido à sua deficiência, necessita de uma rampa que facilite a entrada no prédio, nas traseiras, do solo para o rés-do-chão. Por favor vão até ao blog Nelson Firmino Almeida Mendes , leiam a posta e vamos tentar ajudar na medida do possível, a net e os blogs, também servem para ajudar quem precisa.

São 2 minutos, Por Favor, muito obrigado.

Se quiserem ajudar já, comprem o livro "Roubo de Peixe", um livro infantil da sua autoria, editado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com venda exclusiva nos hipermercados Continente e Modelo, 50% das receitas revertem a favor do autor. Cada exemplar custa 4,95 euros.

por joão nascimento
Praias c/ Bandeira Azul 2005


Zonas Balneares com Bandeira Azul 2005 (click na foto p/ ampliar)

A atribuição das Bandeiras Azuis, está feita, mas quanto à regulação do funcionamento das mesmas, posso considerar uma zona nebulosa, pelo mesmos por enquanto.

O actual governo, segundo o Comunicado do Conselho de Ministros de 5 de Maio de 2005, procedeu à primeira alteração à Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto, que define o regime jurídico da assistência nos locais destinados a banhistas (comunicado), que basicamente, transfere a responsabilidade da contratação de "nadadores-salvadores", da CCDR para os concessionários das praias, como era anteriormente. Refere-se ainda à criação de um grupo de trabalho para a regulamentação da lei, num prazo de 30 dias, como tal vamos ter o funcionamento das praias regulado pelos Contratos de Concessão. Ou seja, os "nadadores-salvadores", vão continuar a arrumar cadeiras e colchões, a limpar beatas, etc., e não a executar a tarefa para a qual foram contratados, a bem da segurança nas praias, claro. E dos concessionários, digo eu. Mas, temos que aguardar até 4 de Junho para conhecer o Regulamento.
por joao nascimento

2005/05/05
SA Faro - No País das Maravilhas

Depois de ter feito revelação do cartaz da XX Semana Académica do Algarve, aqui fica o cartaz propriamente dito.
O “País das Maravilhas” (nome dado ao complexo onde se irá realizar a S. A.) terá lugar no complexo desportivo da Penha. Os bilhetes diários poderão ser comprados nas delegações da AAUALG, no local do evento ou no Fórum Algarve, com preços para estudantes entre os 5 e os 12€ e para não estudantes entre os 8 e os 15€ (dependendo do dia obviamente).
José Sócrates - Hospital Central do Algarve DESCANCELADO ?
Afinal, parece que quando se "faz barulho", o Governo Socialista de maioria reage (como no passado, neste caso, ainda bem). O Sr. Primeiro Ministro José Sócrates desmentiu ontem, o seu Ministro (papagaio) da Saúde, ao responder positivamente à indignação dos autarcas (através do Macário - AMAL), da população e dos profissionais do sector. Cá estaremos para observar se realmente assim é.

por joao nascimento
2005/05/04
A "minha" abertura da Capital da Cultura
Depois de muitos avanços e recuos finalmente aconteceu a Abertura da Capital da Cultura...aconteceu, mas ninguém a viu, apesar de ter tido uma qualidade de espectáculos que não estamos habituados cá no burgo...e poderia ser estranho, já que a maior parte dos eventos foram produzidos pelos agentes locais, que, de uma forma exemplar, responderam às demandas da CNC.
Para quem acompanhou de perto esta abertura, foi quase um milagre ("quase" porque graças a Deus sou ateu) senão vejamos: - os produtores da CNC, depois de estarem desde Janeiro sem receber e após 15 dias de greve, só na terça dia 19 (re)começaram a trabalhar;- o comissário só há pouco mais de uma semana tem a autonomia para fazer o seu trabalho. Antes tinha sempre de ir ao amém da Delegação Regional da Cultura;- só na terça feira (dia 26) a equipa de produção da Abertura começou a trabalhar a todo o vapor;- na quarta (dia 27) reuniram com o coordenadores de todas as actividades que iriam acontecer no Sábado. Foram distribuidos os espaços e vistas as necessidades. Depois de uma horinha de reunião, (para uma abertura com mais de cem artistas e meio dia de duração foi obra) cada um voltou para casa com a consciência tranquila (melhor era impossível em tão pouco tempo) e vontade de que tudo desse certo;- no sábado correu tudo, pela parte da produção, às mil maravilhas. Até pequenas alterações foram possíveis de fazer em cima da hora, sempre sem fugir ao planeado e sem stresses;
O pior foi o resto:Como começou tudo tarde, a Promoção não sabia o que promover (nem sequer a produção sabia bem o que estava a produzir), por isso não promoveu. Como as pessoas não sabiam (nem estou a falar do Algarve todo, estou a falar da cidade) só foi ver quem ouviu barulho na baixa, soube por amigos ou leu nalguns jornais regionais...
Resultado: muito pouca gente para ver um espectáculo que teve, como já referi, uma qualidade à qual não estamos muito habituados (um crime de lesa majestade, estivessemos nós numa monarquia).
No meio desta confusão gostaria de destacar duas personagens: o sempre incansável "bombeiro de serviço" Idelberto da C.M.F. (e todo o seu pessoal) e o Mauro Amaral da ARCA.
Uma produção que primou pelo profissionalismo, apesar de tudo, não se safava, se não existissem pessoas que conhecem a realidade local, capazes resolver e adequar as situações no terreno.
Estou em crer que se não fosse o Idelberto, coisas simples como palcos, tomadas de electricidade, escadotes no sítio certo e etc. poriam em causa a Abertura (até uma estrutura em ferro foi soldada em menos de 45 minutos depois de se ter partido).
Por outro lado, a equipa de produção não conhecia a fundo os produtos que estava a comprar, e depois de terem recebido as propostas dos agentes locais, se não fosse o conhecimento de causa do Mauro Amaral, ou "arrumariam" mal os intervenientes, tornando incoerente o programa, ou nem os conseguiriam contactar...
É de dizer que, quando a equipa de produção começou a ver as coisas a andar para trás (quer em termos de tempo quer em termos de dinheiro) decidiu abrir a produção (coordenação) e as actividades aos agentes locais... Estes, responderam como puderam em termos de actividades (por isso 80% do que foi mostrado na Abertura era de âmbito regional e local) e em boa hora o fizeram: ficou provado que as chamadas de atenção feitas pelas agentes culturais locais (sem querer pertencer a uma "quota local", que vissem que no Algarve também se produz cultura de qualidade) estavam correctas.
No que respeita à coordenação do evento apenas a ARCA demonstrou disponibilidades para o fazer (em cima do joelho é sempre díficil para todos), e graças ao seu trabalho, sempre em coordenação com os outros agentes culturais (aos quais há que juntar o Paulo Cunha, representante das associações locais no Conselho Consultivo da CNC) esta abertura foi possivel...
Para todos, um bem haja!!!

P.S. E já agora o nosso edil, que quase nunca perde uma oportunidade de se meter na fotografia, perdeu uma boa oportunidade de mostrar serviço: atão no Euro era só bandeirinhas e fontes e a cidade a ficar bonita para receber o evento...na Capital custava alguma coisa poupar em meia duzia de baldes de larajeiras e mandar fazer e pendurar uma bandeirinhas da CNC (nos postes do Euro por exemplo), alindar a cidade para esta Abertura (e pelo menos mandar limpar o cócó dos cães na relva da Muralha, que antes de entrar fui bafejado pela sorte)?

por loja do mestre andré
FCNC - Missão Possível (que remédio)
FCNC - Faro Capital Nacional da Cultura (a saber).

Continua a minha investigação, em relação ao "famoso" Programa da FCNC, li no DiárioOnLine, que o Comissário Rosa Mendes (alguém conhece?) disse, que tem um programa "intelectualmente honesto", o que quer que isso queira dizer.
Na minha opinião, não devemos castigar muito os organizadores, porque apesar de ser uma organização incrivelmente displicente (para não ofender ninguém), a cultura raramente visita o Algarve, como tal, temos que desfrutar ao máximo desta rara opurtunidade, mas também só podemos fazê-lo se, formos atempadamente informados dos eventos, não? O programa, apesar de incompleto tem que ser exposto publicamente, não para criticar, mas para podermos organizar a nossa vida, de forma a podermos assistir aos eventos.
Na mesma notícia, o comissário "liberta" alguma informação pré-programa, consultem em FCNC - Missão Possível

por joao nascimento
2005/05/03
José Sócrates - Hospital Central do Algarve CANCELADO
Segundo um comunicado do Ministério da Saúde, Correia de Campos decidiu reduzir em 50% o número de novos hospitais a construir. Recorde-se que o grupo continha dez unidades e, dessas, as respeitantes a Loures, Cascais, Braga, Vila Franca de Xira e o Centro de Medicina Física e Reabilitação de São Brás de Alportel irão avante. Já os hospitais previstos para Vila Nova de Gaia, Vila do Conde/Póvoa do Varzim, Guarda, Évora e o Hospital Central do Algarve foram abandonados porque "não foi possível encontrar documento técnico escalonando as respectivas prioridades de construção".
E assim, acaba a história de uma promessa nunca cumprida, mas que, nos tempos do anterior Governo, esteve em cima da mesa. No caso do Hospital Central do Algarve, a decisão é grave e vamos ver que custo eleitoral terá nas autárquicas. Não investiguei, mas era bom para todos, que, de entre as autarquias que viram cancelados os seus projectos, houvesse alguma do PS.
"Terrenos foram cedidos em 15 de Dezembro, em cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, foi assinado o protocolo de cedência de terrenos do Parque das Cidades, para construção da nova sede do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Hospital Central do Algarve, Laboratório Distrital de Saúde Pública e para o Centro Regional de Saúde Pública do Algarve". Já agora leiam o Plano Pormenor do Parque das Cidades.

por joao nascimento
2005/05/02
Ganda onda! - algarvesurfphotos


A onda do ano! Adivinhem onde... Mestre Barra

por Kpax

Competição - algarvesurfphotos

Se isto não é cinco estrelas eu não sei o que é...
por Kpax
2005/05/01
Estádio do Algarve - Concerto Lenny Kravitz

Está confirmado o concerto de Lenny Kravitz, da Tourneé Mundial - Electric Church Tour - no Estádio Algarve(?), a 12 de Junho, incluído no Festival do Algarve, segundo informação do sítio oficial do Cantor. Que podem consultar em Tour - datas & lugares.
Sítio oficial Lenny Kravitz.
por joao nascimento

Faro - Capital Nacional da Cultura 2005
No sítio oficial, pode ler-se:
"Faro, Capital Nacional da Cultura 2005 é uma grande oportunidade para a Cidade e para o Algarve. Durante os próximos meses proporcionará aos residentes e aos visitantes um conjunto de eventos culturais da mais alta qualidade e em diversas áreas de expressão - a música, o teatro, a dança, o novo circo, as exposições, o cinema, as manifestações literárias.
Pretende-se atrair novos públicos para as actividades culturais e projectar nacional e internacionalmente Faro e o Algarve como pólos de turismo cultural. Mais do que uma capital local, Faro 2005 é um projecto de impacto nacional, que procura integrar o Algarve nas redes de produção e difusão cultural, de Portugal e do Mundo."
A abertura oficial foi ontem, 30 de Abril, com pompa e discursos de circunstância, mas quanto ao tão esperado "programa de festas", nada. A informação do Ministério da Cultura é - " A anunciar brevemente. " .
Eu pergunto, quando? Em 2006, ou a informação vai ser entregue avulso? Triste, muito triste. No fim, ainda vão dizer:
- que foi pena a falta de presenças nos grandiosos espectáculos que proporcionámos à população...
Será?
Sítio oficial - faro2005
por joao nascimento